Leonardo Brito
variações de az
“Como a dança me fisgou? Eu fui assistir uma festa junina e lá, um grupo de estudantes do projeto social (o mesmo onde iniciei na dança) estava se apresentando – e eu fiquei olhando… encantado… ✨ Tinha ido com a minha vó, e eles acabaram me chamando pra fazer uma aula de jazz. Mas eu sempre fui muito artístico, achava que ia ser ator quando crescesse – fazia peças de teatro e de música pra apresentar na hora do jantar 🤩”
Leonardo Brito é de Saquarema, Rio de Janeiro e seu primeiro contato com a dança foi no Projeto Primeiro Passo, aos 15 anos, fazendo aulas de jazz. Alguns meses depois passou na audição da Escola Estadual de Danca Maria Olenewa e seguiu tendo aulas de ballet clássico. Em 2016, através do Congresso Brasileiro de Dança Moderna, conseguiu uma bolsa para estudar em Nova York com Alvin Ailey.
Sempre querendo ampliar conhecimento e experiência, estudou em diversas escolas, como Centro de Arte Nós da Dança, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Miami City Ballet School e The Ailey School.
Nas apresentações de companhias como Mariinsky Ballet, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Focus Cia de Dança, Dance Theatre of Florida, Cia Vivá, Cia de Dança Renato Vieira, Companhia Nós da Dança, Alvin Ailey e Ailey II pôde ainda mais desenvolver seu talento, interpretando obras de Robert Battle, Jennifer Archibald, Troy Powell, Jae Man Joo, Darrell Grand Moultrie, Amy Hall Garner, Melanie Futorian, Ray Mercer e Bradley Shelver. Participou da Abertura do programa Fantástico, da rede Globo de televisão.
Atualmente trabalha na Cia Ballet Hispanico , em Nova York.”