Rafaela Pandolphi
variações de az
Rafaela Pandolphi ingressou no universo da dança aos 3 anos de idade, de forma lúdica.
É natural da cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo, onde deu seus primeiros passos no Ballet Clássico. Aos 8 anos começou a se destacar entre as pequenas bailarinas de sua idade na escola de dança onde o Ballet lhe foi apresentado. Foi então convidada a dançar coreografias solo e participar de festivais competitivos, regionais e nacionais.
Entre diversos prêmios, por 3 anos consecutivos foi campeã do maior concurso do país – o Festival de Dança de Joinville. Aos 11 anos, buscou dar um grande passo para se preparar para seu futuro profissional, mudando-se para a capital paulista.
Em busca de saltos ainda maiores, participou de rigorosas seleções nacionais e integrou a Delegação Brasileira, durante os anos de 2014, 2015 e 2016, em um dos maiores concursos de dança do mundo – o Youth America Grand Prix (YAGP), na cidade de Nova Iorque, EUA. Neste importante evento, esteve entre as 12 melhores em sua categoria (Top 12), em meio a centenas de jovens talentos de diversos países. Com esse resultado, recebeu convites para integrar renomadas escolas de dança na Alemanha, Austrália e Canadá.
Desde 2017 mora na cidade de Toronto, Canadá, e em Junho de 2021 se graduou pela Canada’s National Ballet School.
Aos 18 anos, vive longe da família em um cronograma diário de 10 horas dentro da instituição de formação, fazendo parte do Programa Trainee, e se prepara para iniciar as audições e ingressar no tão sonhado mercado de trabalho da dança, como bailarina profissional.