O vínculo na dança
Os vínculos que desenvolvemos ao longo da vida são fundamentais. Afinal, desde crianças necessitamos dessa base social para sobreviver. Os primeiros meses de um bebê, por exemplo, são de extrema importância. Se ele não desenvolver vínculos com os pais e cuidadores isso trará consequências para seu desenvolvimento emocional. O bebê e a criança precisam desse contato social, tanto para alimentação…
O bem-estar na dança
Conceituar bem-estar e felicidade não é tarefa fácil. Afinal, vários estudos possuem teorias diferentes sobre estes conceitos. O autor Ed Diener, por exemplo, afirma que felicidade em conjunto com a satisfação com a vida formam o bem-estar. Portanto, o bem-estar é uma experiência individual. No entanto, para Veenhoven (1984) há diferenças bem distintas entre esses dois conceitos de bem-estar…
O bailarino doente: a relação com o peso, a imagem e a comida.
O cuidado com o corpo é extremamente importante no mundo da dança, em especial em determinadas modalidades. Questões como peso, corpo tonificado e alongado ocupam a mente e o discurso de bailarinos. A alimentação também acaba sendo uma questão importante. Além disso, em muitos casos os próprios professores têm grande exigência e cobrança em relação ao cuidado ao corpo e…
Aprendendo a lidar com correções em aulas de dança na adolescência
por Maria Cristina Lopes A dança, de forma geral, é muito técnica. Por isso, a partir de certa idade, o aluno é cada vez mais cobrado. A dinâmica de sala modifica, a exigência aumenta e o professor corrige mais que elogia. Este é um processo natural na dança. Em especial, a partir da adolescência. Porém, pode ser uma transição difícil…
Por trás das lentes: conheça Beatrice Cal
Como parte do projeto Variações de AZ, lançamos a série “Bailarinos por trás das lentes” – histórias inspiradoras e curiosas sobre alguns dos artistas retratados. Hoje a conversa é com Beatrice Cal, que nos conta um pouquinho da sua vivência na dança. AZ – Quando e como começou na dança? BC – Comecei aos três anos de idade numa escolinha…
Por trás das lentes: conheça Carolina Botelho
Como parte do projeto Variações de AZ, lançamos a série “Bailarinos por trás das lentes” – histórias inspiradoras e curiosas sobre alguns dos artistas retratados. Hoje, Carolina Botelho, de Peter Pan – O Musical, conta um pouco da sua trajetória artística. AZ – Quando e como começou na dança? CB – Quando eu tinha 4 anos minha mãe me matriculou na…
Por trás das lentes – conheça Leony Boni
Como parte do projeto Variações de AZ, lançamos a série Bailarinos por trás das lentes – histórias inspiradoras e curiosas sobre alguns dos artistas retratados. Hoje, quem divide conosco um pouco da sua história é o bailarino Leony Boni. AZ – Quando e como começou na dança? LB – Falando em dança no geral, eu acho que eu danço desde que…
Por trás das lentes – conheça Isabela Coracy
Como parte do projeto Variações de AZ, lançamos a série Bailarinos por trás das lentes – histórias inspiradoras e curiosas sobre alguns dos artistas retratados. Hoje quem nos conta um pouquinho das suas experiências é Isabela Coracy, integrante do Ballet Black, de Londres. AZ – Quando e como começou na dança? IC – Comecei na Dança aos 7 anos de idade. …
Por trás das lentes – conheça Marcio Jahú
Como parte do projeto Variações de AZ, a série Bailarinos por trás das lentes conta histórias inspiradoras e curiosas sobre alguns dos artistas retratados. Hoje o papo é com Marcio Jahú, da Focus Companhia de Dança. AZ – Quando e como começou na dança? MJ – Comecei a estudar as danças acadêmicas (ballet, jazz, moderno…) no Centro de Dança Rio aos 17…